colunistas do impresso

Negócios que crescem em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Santa Maria sempre teve muita força no setor de comércio e prestação de serviços, bem como vem se fortalecendo na parte industrial. Analisando o movimento das peças no xadrez dos negócios, trago uma percepção pessoal, que deve ser, também, a de muitos leitores. Nada mais do que o resultado empírico de quem caminha pela cidade, observando a vida e o desenvolvimento das empresas, nos seus diversos segmentos. Nesse sentido, chama a atenção o avanço de algumas atividades, num processo que já vem de algum tempo, mas que nunca é demais relembrar e comentar.

Cito três atividades que, ao meu ver, vêm se destacando em termos de expansão, multiplicando-se para todos os lados de Santa Maria e nos trazendo um panorama dos hábitos, preferências e necessidades da população. Poderia elencar outras atividades, mas trago, no momento, aquelas que tenho percebido de forma mais efetiva.

O ramo que, possivelmente, mais salta aos olhos é o de farmácias. Tendo à frente as grandes redes, o negócio se espalha de forma notável, focando, principalmente, em abrir pontos comerciais nas esquinas da cidade. Impressiona também que, em certos locais, três ou quatro farmácias estejam situadas a poucos metros de distância. Mas isto quer dizer que a população está mais doente? É o que parece.

Outro setor que se multiplica rapidamente é o de pet shops, que são lojas voltadas para atender as necessidades de animais de estimação, oferecendo produtos de alimentação, higiene, saúde e vestuário, além de serviços diversificados, tais como banho, tosa, limpeza de ouvido e corte de unhas. O que isso representa? Apenas comprova o apreço cada vez maior do ser humano pelos animais de estimação, que identificou e reconheceu os benefícios oriundos da convivência com os mesmos.

De acordo com um estudo da Universidade de Azabu, no Japão, o animal de estimação estimula a produção de ocitocina, hormônio que ajuda o ser humano a ter maior sensação de bem-estar, além de reduzir o estresse e diminuir casos de depressão, somado a outras importantes vantagens.

Por fim, outro negócio que vem se espraiando de forma muito veloz é o de academias de musculação. Os praticantes procuram, nestes locais, a melhoria das condições atléticas, estéticas e de saúde, obtendo ganhos que se comprovam de várias formas, como melhora da postura corporal, diminuição da quantidade de gordura, aumento da densidade óssea, diminuição do risco de diabetes e tonificação dos músculos.

Analisando esses três ramos de atividade, podemos constatar que todos, de alguma forma, tem a ver com saúde. Quem vai numa farmácia, quem frequenta academia e, igualmente, quem convive com animais de estimação busca, no final das contas, saúde e melhora na qualidade de vida. Portanto, é bem compreensível o crescimento destes setores.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sobre erros que não podemos cometer Anterior

Sobre erros que não podemos cometer

Repetições Próximo

Repetições

Colunistas do Impresso